quarta-feira, 10 de junho de 2015

COMO AUMENTAR AUTOESTIMA NOS FILHOS

Estudos apontam que uma autoestima saudável é a base de todo relacionamento e sucesso pessoal. Uma pessoa que não possui amor próprio não consegue se descobrir no mundo, não reconhece suas qualidades e nem do que ela é capaz de fazer, vive frustrada e sempre se compara com os outros. 

Visto que a autoestima é formada nos primeiros anos de vida da criança, como pais e educadores temos a responsabilidade de cuidar dos nossos pequenos, provendo não apenas o que é necessário para sua sobrevivência, não somente  conteúdo programático que a escola exige, devemos também transmitirmos valores e princípios que os inspirem a ser verdadeiros homens e mulheres em um mundo conturbado, onde impera a libertinagem, imoralidade, vícios  e muitas barbáries que vemos por aí a fora.
Veja a seguir as dicas para que nós como pais possamos desenvolver uma autoestima saudável na criança:

1-Premiar os esforços do seu filho, não somente pelos resultados:
Valorize cada esforço que seu filho faz, mesmo que os resultados não sejam da forma que você espere. Aceite sempre sua ajuda, mesmo que ele não faça do jeito que você quer.
 

2- Diga todos os dias para seu filho:
- Você é muito especial;
- Eu amo muito você!
São atitudes e palavras simples que aparentemente não farão diferença, mas que têm um poder grandioso sobre os filhos.
 

3- Admire as coisas que seu filho faz:
Sempre que seu filho realizar uma tarefa específica ou algum dever, lembre-se sempre de elogiar seus esforços e dizer o quanto gostou. Não deixe de elogiar cada bom ato.
 

4- Abrace seu filho todos os dias:
O ato de abraçar declara para a criança o quanto ela é considerada e respeitada, isso faz com que ela se sinta especial e querida.
 

5- Seja o exemplo:
Não adianta tentar desenvolver uma autoestima saudável no seu filho se você se critica a todo o momento, não se considera um ser humano único e amado por Deus, não se respeita e nem se valoriza.
 
6 - Não critique seu filho na frente das pessoas:
A regra "elogie em público e repreenda em particular" também é válida na educação dos nossos pequenos. Que possamos incentivar o bom comportamento e não sair por aí falando dos defeitos dos nossos filhos e nem o que eles fazem de errado. Essa atitude destrói seu senso de valor próprio, portanto corrija-o em particular, sem expô-lo de forma negativa diante dos outros.
Que possamos ter sabedoria na educação dos nossos filhos, que saibamos orientá-los para que sejam felizes e resolvidos, capazes de enfrentar os problemas desta vida e superá-los.


Um abraço!