sábado, 8 de setembro de 2012

INDEPENDÊNCIA OU MORTE?

       Naquela manhã de setembro acontecia algo diferente, podia-se ver um grupo de crianças, todas uniformizadas e organizadas em fileiras  entoando com entusiasmo o hino nacional. Maravilhada com esta cena , estava  eu alí hasteando a bandeira do Brasil , o coração batia acelerado e algo especial crescia dentro de mim afinal, estava realizando algo importante naquele dia.  Não me saem da memória a brisa fresquinha que sentia , os raios de  sol que se misturavam com o amarelo ouro da nossa bandeira...
Ontem ao levar meus filhos para assistirem ao desfile em comemoração ao dia7 de Setembro, queria que eles sentissem um pouco do que é  ser patriota, ou que pelo menos eles tivessem  a curiosidade  em saber o que é independência. Não tive muito sucesso na minha empreitada, mas faz parte. Enquanto via aquela cena, uma pergunta me veio a mente: O que é independência?   De acordo com o dicionário, Independência significa: "Ausência de dependência; liberdade.
Condição de uma pessoa, de uma coletividade, que não se submete a outra autoridade e se  governa por suas próprias leis."
  
 
 
Por que somos tão dependentes?  Por que temos o costume de depender tanto das pessoas e das situações nas quais estamos? Muitas vezes não conseguimos entender porque nos privamos de ser  felizes,  de usufruirmos da nossa liberdade de escolha por conta de uma palavra chamada dependência.
Quantos de nós não vivem infelizes, insatisfeitos, presos, amargurados, vivendo à sombra de um passado  porque não conseguem tomar uma decisão ao seu favor, não conseguem fazer a escolha certa simplesmente porque têm medo. Medo de arriscar, de sair perdendo, de ficar sozinho (a), de sofrer, de não dar conta do recado, medo do que os outros vão pensar...
 São muitos os  medos que nos impedem de agir  e muitos deles são até justificáveis, mas será que vale o preço?
 
 
   Quantas mulheres hoje são humilhadas, agredidas e muitas vezes estupradas pelo seu próprio companheiro, mas não conseguem tomar nenhuma atitude? Elas não conseguem fazer nada a respeito não é porque gostam de "apanhar", mas porque são dependentes deles em alguma coisa. Quantos ao chegarem em casa  ao invés de encontrarem aconchego, calor, apoio, amor, se deparam apenas com a solidão, a crítica, o descaso e indiferença. Não são poucos que se sujeitam à situações absurdas, fazem e aceitam chantagens,  e vão  parar na lama da ignorância e presunção, acham que são superiores, mas não passam de pobres dependentes.
 
 

A mudança que precisamos não é só na política,  no governo, na cidade, na familia, muito menos nos outros, essa transformação deve ocorrer primeiro dentro de cada um de nós. É preciso ter coragem para dar o grito da liberdade e isso só vai ser viável quando tivermos consciência do que precisa ser feito e  do quanto  merecemos o que a vida tem de melhor para nos oferecer.  Ouse, arrisque, só assim você terá resultados diferentes , não espere por ninguém pois é só você quem dirige a sua vida e é responsável por ela.
 
 
 
 
 
Assim como um soldado marcha para a guerra, faça o mesmo com coragem e determinação em busca do que seu coração anseia e levante a sua bandeira, começe fazendo algo importante por você e resto será apenas consequência. É como disse Charles Chaplin: "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."


E VIVA A INDEPENDÊNCIA!!!

6 comentários:

Josiane Caetano disse...

Ser independente é o primeiro passo para que possamos exercer nossos direitos! É isso aí!

IRAILDE SANTANA disse...

Com certeza Josi!!! Que venha esta independência para todos! Bjos







Unknown disse...

A mulher deve acreditar na sua capacidade e "jogar tudo para o ar" para ser feliz! adimiro mulheres que não se intimidam diante de situações constrangedoras conjugais.

IRAILDE SANTANA disse...

Infelizmente Lena, não são poucas as mulheres que vivem em total dependência dos companheiros, aceitando humilhações e migalhas de sentimento e consideração...
Bem-vinda ao blog linda!!!

Anônimo disse...

A culpa eh de nossas maes q foram dipendentemente a vida toda e nos fizeram Como elas, e nem coragem tinham de conversar com a gente e instruir! Hj ao ver maes dando brinquedos tipo cozinhas eu fico passada de raica. Pq nao ensinam as filhas a serem alguem na vida? Ira ja te dei 2 dicas de assunto de mulher!

IRAILDE SANTANA disse...

Infelizmente o nosso exemplo de independência não foi um dos melhores, praticamente não existia um diálogo aberto e depois que crescemos ffomos obrigadas a prender na "marra"! Obrigada pela dica e vou seguir sua sugestão.
Bjos e volte sempre!