quinta-feira, 16 de junho de 2016

PENSE NO AMANHÃ


Relembrando meus tempos de criança, uma das cenas que sempre me vem à memória é a da minha mãe cantando em todos os momentos. Ela sempre fazia seus afazeres cantando uma melodia. Uma das músicas que ela gostava muito na época era: O amanhã espera por nós dois, do cantor Paulo Sergio. Esta música que foi um grande sucesso que emocionou não somente a minha mãe, mas toda uma geração dos anos 70 e 80.
Paulo Sergio de Macedo começou sua jornada musical em 1968 logo após o movimento da Jovem Guarda. Quem não se recorda das músicas: Minhas qualidades, meus defeitos (“… sei que minhas qualidades cobrem meus defeitos / e não é direito / você / querer pôr todos contra mim…”) e o clássico: Quero ver você feliz (“…meu filho, Deus que lhe proteja / e onde quer que esteja eu rezo por você…”). 

Ele foi rotulado por muitos anos como imitador de Roberto Carlos, em parte por ter um estilo musical parecido, em outra pelo fato de ser do mesmo lugar de origem do “Rei” que é o Estado do Espírito Santo. Ao pesquisar sobre a vida deste grande cantor e compositor, descobri que ele veio de um lar humilde e por muitos anos seguiu a profissão do pai que era alfaiate. Também trabalhou um grande período como vendedor numa loja de discos no Rio de Janeiro. Sabendo que possuía um grande talento musical, decidiu arriscar em concursos e show de calouros, o resultado disso todos já sabem – O lançamento de um compacto com o sucesso Última Canção. O disco obteve sucesso imediato e vendeu 60 mil cópias em apenas três semanas, transformando seu intérprete num fenômeno de vendas. 

Paulo Sergio morreu no dia 29 de julho de 1980, no auge da sua carreira, com apenas 36 anos de idade, vítima de derrame cerebral. Mesmo com uma vida marcada por dificuldades, ele não permitiu que a pobreza, tristeza, dor ou sofrimento lhe impedissem de seguir sua jornada. O seu sucesso apenas comprovou que ele foi um homem que acreditou no seu sonho, acreditou no amor que tanto é banalizado nos dias de hoje e que sempre esperou por novo amanhã.
O que você espera do amanhã? Você tem acreditado no seu sucesso ou no seu fracasso? O que tem feito para realizar aquilo que você tanto deseja? Que possamos sempre acreditar em dias melhores, e de que tudo nesta vida é possível se tivermos fé e confiança. É bem melhor arriscar agora para não chorar depois. Finalizo meu texto de hoje com a letra da música que marcou não somente a minha infância, mas também a vida de muitas pessoas que esperaram e ainda esperam por um novo amanhã.
"O AMANHÃ ESPERA POR NÓS DOIS
PENSE NO AMANHÃ TÃO LINDO QUE VIRÁ,
NÃO DEIXE A TRISTEZA LHE MALTRATAR,
EU ESTOU AQUI, PRÁ LHE DAR MEU CARINHO,
VEM, NA MINHA ESTRADA NÃO EXISTE ESPINHO.
SE VOCÊ CHOROU SEM TER NINGUÉM,
EU CHOREI TAMBÉM, SE VOCÊ SOFREU SEM TER AMOR,
EU SOFRi TAMBÉM.
DÊ UM SORRISO AMOR, NÃO CHORES MAIS ASSIM,
EU QUERO TER MEU BEM, VOCÊ JUNTINHO A MIM.
PRÁ DIZER, QUE O AMANHÃ ESPERA POR DOIS, VEM
VAMOS AMAR PRÁ NÃO CHORAR DEPOIS.
"
Por: Irailde Santana

Nenhum comentário: